Topo

IVECO | Daily Testado e Aprovado

Episódio 2: Car like – segmento: Móveis/mudanças

Para ser único como você, é preciso evoluir sempre. 

E foi em busca de evolução para seu negócio que Roberto, proprietário da Roma Glass, adquiriu um IVECO Daily 2022 para a entrega de móveis da sua empresa. Segundo o empresário, além do veículo ter uma capacidade de carga surpreendente, economizando tempo e combustível, o conforto é um ponto forte que, inclusive, torna-se diferencial para atrair bons motoristas. Confira abaixo o bate-papo completo com quem já testou e aprovou o novo IVECO Daily. 

Em primeiro lugar, a gente gostaria de saber um pouco sobre você, seu trabalho e o que você faz. 

Bom, eu e meu cunhado somos sócios e temos duas fábricas de móveis, uma em São Paulo e outra aqui em Londrina. Nós fabricamos móveis sob medida para fins corporativos e residenciais. Eu comprei o IVECO Daily aqui em Londrina, mas com o objetivo de usar na fábrica de São Paulo, que é onde ele está agora. 

Fale um pouco sobre como você entrou neste ramo de atuação.

Na verdade eu já vendo móveis faz 32 anos, sempre vendi móveis, e, cerca de 20 anos atrás, apareceu uma loja em São Paulo que não era muito a minha linha de atuação, mas acabei comprando a loja, e fiz uma sociedade com meu cunhado para que ele assumisse lá. No decorrer da vida, mudei para Londrina e montei uma operação menor aqui, e encerrei minha atuação em São Paulo,  onde meu cunhado continuou e já está há 20 anos. 

O que mais te surpreendeu no IVECO Daily? 

Para mim, especialmente, o que mais me chamou atenção foi o conforto. Apesar de ter motoristas na equipe, eu dirijo ele às vezes e o carro ficou bom demais para dirigir o dia inteiro. 

Agora, como empresário, ele tem uma capacidade de carga surpreendente para o tamanho e para o nicho dele. Em São Paulo, por exemplo, é muito ruim circular quando não se tem uma capacidade de carga alta. Você sai do ponto A para fazer uma entrega no ponto B, e depois tem que voltar no ponto A para carregar de novo e só então ir para o ponto C. 

Mas a IVECO resolveu esse problema, porque aí do ponto A, já vamos para o ponto B e para o ponto C. Sem dúvida, mediante aos outros veículos que tínhamos, a Daily tem uma capacidade de carga superior. Com outros veículos, eu não conseguia colocar as mercadorias de dois pontos juntos. Ganhamos tempo, e economiza óleo e combustível. 

Pra atender a nossa limitação ao atuar no centro de SP, o tamanho do IVECO Daily é o máximo que conseguimos ter, e ele nos proporcionou colocar mais carga. Então o que mais surpreendeu são esses dois fatores. Como condutor, o conforto, já que dirigir ela é como dirigir uma caminhonete de fato, e como empresário, a gente teve esse ganho de tempo e dinheiro. 

Como esse aumento da capacidade de carga impactou suas entregas e seus custos?

Sentimos a diferença na prática. Nossas entregas não são muito pequenas, então em média eu tinha que voltar ao ponto A pelo menos duas vezes. Hoje, na maior parte das entregas, consigo fazer tudo em uma sequência só, o que me dá um ganho de 2h e meia e uma economia de combustível de pelo menos 20%. 

E as novas tecnologias apresentadas? Fazem a diferença no seu dia a dia? 

Para mim, as tecnologias entram no item conforto que eu mencionei. A sensação é de estar dirigindo uma caminhonete mesmo, você tem o piloto automático e todo o conforto de um veículo grande, mas na verdade está em um veículo de passeio, com toda a praticidade para transitar nos centros urbanos. 

Você pode falar pra gente de uma dessas tecnologias em específico que mais te impressionou?

A melhor tecnologia desse modelo, na minha opinião, foi o piloto automático. Às vezes a gente pega uma rodovia, como uma Castelo Branco, por exemplo, e consegue dar uma descansada no pé ali, colocando no piloto automático, coisa que não tinha nos modelos anteriores. 

Como tem sido a experiência para seus motoristas? O que eles falam?

Eles estão extremamente satisfeitos. Na primeira semana, liguei para eles duas ou três vezes, e foram só elogios. O item conforto é o que a gente mais comenta. 

Achar motorista hoje em dia não é fácil de jeito nenhum, mas se eu sou motorista e tem duas empresas me oferecendo o mesmo salário, é claro que eu vou escolher dirigir o caminhão que tem mais conforto, ar-condicionado, etc. Então acaba sendo também um diferencial para atrair motoristas para a equipe. 

Agora, falando do seu negócio, quais tipos de carga sua equipe transporta com o Daily? 

A gente transporta móveis diversos, porta de vidro, basicamente mobiliário residencial e corporativo. Produtos 100% desmontados. Como não preciso de grandes volumes, mas sim capacidade de carga, nosso produto é mais sobre peso concentrado. Então o IVECO Daily foi perfeito para nossa necessidade. Muitas vezes o veículo sai da fábrica com cerca de 3000kg, o que é um exagero, mas ainda assim, puxa muito bem, não atrapalha em nada. Rodamos uma média de 200km/dia. 

Você já falou de tecnologia e economia…e sobre a potência e a força do motor? 

Bom, se o veículo tem essa pegada de carga, sem dúvidas é porque o motor responde muito bem. Pra dar conta de levar uma carga alta assim, o motor tem que ser adequado. É um motor que tem bastante torque, que é o que a gente mais precisa, e vai muito bem.

Tem também a tecnologia nova, para quando o veículo está vazio. Você aperta um botão e abaixa a rotação do motor. A IVECO fez isso pensando nisso né, se você precisar de robustez você tem, mas quando não precisar, é só apertar esse botão que vai ter 10% a menos de consumo combustível, sem perder a força. 

O que mais você acrescentaria sobre o IVECO Daily que fez muita diferença para seu negócio? 

Para o meu negócio, que é um nicho bem específico, o IVECO Daily me atendeu perfeitamente, estamos 100% satisfeitos. 

“É um veículo perfeito para qualquer segmento que precise estar em uma grande capital, em que há um enorme problema de mobilidade para caminhões grandes. Então a IVECO veio atender a gente justamente nessa questão, como quem diz “Sou pequeno, mas sou forte.”

E como a gente não precisava levar grandes volumes, afinal nosso produto não é sobre volume, mas sim peso, a melhor opção foi o IVECO Daily. 

Para terminar, você recomendaria o novo IVECO Daily? 

Com certeza. Recomendamos sem dúvida alguma. A Daily é bem versátil, na hora de colocar um implemento nela, você vai ver se coloca um baú, mas ela vai muito bem também na carga seca. Nós acabamos optando por baú, porque deixa mais protegido o nosso material. Mas de fato é isso, o IVECO Daily é um baita veículo para comprar e trabalhar. 

Sem Comentários

Postar um Comentário